O sorriso gengival é como se chama a exposição exagerada de parte da gengiva superior, que fica mais evidente quando a pessoa sorri. Apesar de não causar danos à saúde bucal, o problema pode ser motivo de desconforto estético por comprometer a harmonia e simetria faciais.

Causas do sorriso gengival
A genética é uma das principais causas do sorriso gengival, no entanto, o problema pode estar relacionado a fatores musculares, esqueléticos, gengivodentais ou na combinação entre eles. Pode se originar durante o período de crescimento, devido ao alongamento excessivo da face. Outras características que também colaboram são lábio superior curto, coroa dos dentes curta, hipertrofia gengival, entre outras. Inflamações na gengiva ou uso de alguns medicamentos também são fatores de risco.

Tratamento dentário para sorriso gengival
Existe tratamento dentário para corrigir o sorriso gengival até mesmo em grau acentuados – casos em que até 70% da gengiva fica à mostra. Mas a técnica utilizada dependerá da causa do problema. Confira os procedimentos mais comuns.

Gengivectomia
Procedimento cirúrgico simples realizado pelo cirurgião-dentista, consiste em remover o excesso da gengiva que acompanha o contorno dos dentes com um bisturi. Não há pontos e o paciente não fica com cicatrizes. A recuperação é rápida e o paciente é liberado imediatamente após o tratamento.

Toxina botulínica
A aplicação de toxina botulínica é usada para diminuir a força da musculatura próxima à boca. Dessa forma, o paciente não consegue erguer muito o lábio superior ao sorrir, o que diminui a quantidade de gengiva exposta. O método é bem simples, rápido e efetivo. Mas, para manter esse efeito, é necessário reaplicar a substância no período indicado – geralmente, de três a seis meses.

Outras técnicas
Dependendo do caso, o cirurgião-dentista pode indicar outros tratamentos para corrigir o sorriso gengival. Em geral, as técnicas seguem o objetivo de aumentar a aparição dos dentes e diminuir a da gengiva. Todas são realizadas em consultório por meio de anestesia local. Mas em alguns casos pode ser necessária intervenção cirúrgica mais complexa para remodelar o osso, diminuir o maxilar ou proporcionar recontorno aos dentes com o uso de resinas e próteses estéticas. Da mesma forma, também pode ser realizada a combinação de métodos.

Cuidados antes de realizar o tratamento
Apesar desses tratamentos dentários serem simples, precisam ser realizados por um cirurgião-dentista bem qualificado, hábil e cuidadoso para proporcionar um sorriso mais natural. A avaliação da saúde bucal do paciente pelo profissional também é importante para se certificar que ele está apto a realizar o tratamento.

Em geral, é importante que haja uma boa higienização bucal antes da realização do procedimento para evitar complicações. O cirurgião-dentista pode, ainda, avaliar a saúde geral do paciente para se certificar de que ele está apto para realização das técnicas.