Dúvidas

O QUE É CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL ?

O cirurgião buco-maxilo-facial é um profissional da Odontologia que tem pós-graduação realizada em ambiente hospitalar, por um período que varia de dois a quatro anos de dedicação exclusiva. Por isso, conhece tudo sobre traumas de face e ossos crânio-faciais. Ele trata doenças e tumores da boca, corrige anomalias faciais como maxilar ou mandíbula muito grande, pequena ou desviada para os lados (assimetrias). Além disso, é ele quem cuida dos enxertos ósseos para reposição de osso perdido ou atrofiado na boca (maxilar e mandíbula), podendo também realizar implantes dentários. Está apto a tratar de casos mais complexos de reconstrução facial. Dores faciais e na ATM (Articulação Têmporo-Mandibular) e problemas de apneia do sono também estão dentro da área de atuação do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial.O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial é o órgão associativo que congrega os Cirurgiões Buco-Maxilo-Faciais do Brasil e está presente em mais de 1.200 cidades, em todo o território nacional, e tem atualmente mais de 1.500 especialistas afiliados.

Eu tenho o queixo muito grande ou muito pequeno, necessariamente eu preciso de cirurgia?

Nem todos os casos de prognatismo são “cirúrgicos”. Para que uma cirurgia seja indicada e necessariamente realizada, diversos fatores estão envolvidos: Indicações específicas, estado de saúde geral do paciente, custo, etc. A melhor forma de ter certeza e segurança na decisão de realizar uma cirurgia quando indicada é procurar um cirurgião buco-maxilo facial na CURAFACIEM mais perto de você..

Eu tenho problemas com ronco e apneia do sono, a quem posso recorrer?

Várias especialidades da medicina e odontologia estão capacitadas a trabalharem em equipe para realizar o tratamento de pacientes com esse tipo de problema. Tais tratamentos podem ser ortopédicos, sem nenhum tipo de procedimento cirúrgico, como uso de CPAP, ou temos o tratamento cirúrgico. Cada uma destas modalidades de tratamento serão indicadas de acordo com a gravidade do caso e com as preferencias de cada indivíduo. Conheça um dos nossos cirurgiões buco-maxilo-faciais da CURAFACIEM e tire dúvidas sobre o assunto.

Eu tenho o dente do siso, eu preciso removê-lo?

Nem sempre! Existem indicações absolutas e relativas, ou seja, quando o dente em questão está causando problemas ou em vias de causar (mais cedo ou mais tarde) , sugerimos a remoção o mais breve possível para evitar complicações. O grande problema em adiarmos a remoção destes dentes é que a idade está relacionada a maior possibilidade de complicações pós cirurgia. Pacientes jovens apresentam uma menor morbidade e recuperação mais rápida pós extração.

Apareceu uma “ferida” na minha boca, o que eu faço ?

Não se desespere! Se em uma semana a lesão não cicatrizar procure um dentista! Ou um cirurgião buco-maxilo-facial de nossa unidade próxima a você. Tire suas dúvidas com nossos especialistas da CURAFACIEM.

Cirurgia dos sisos sem dor, é possível ?

Sim, é possível! As cirurgia para remoção dos sisos SÃO INDOLORES, o desconforto está relacionado ao processo que precede a cirurgia, que é a anestesia local, injetada com agulhas extremamente finas, mas que para pessoas com limiar de dor baixo, já são suficientemente causadoras de desconforto. Mas se eu não quiser sentir nem as ˜picadas˜ dessas tais “ gulhinhas” podemos pensar em sedação ou anestesia geral. Nessas duas últimas, completamente indolor. Procure uma das unidades CURAFACIEM e saiba como fazer isso.