Cirurgia Ortognática
Dúvidas frequentes:
Quando é recomendada a Cirurgia Ortognática?
– MÁ OCLUSÃO – Quando o arco dentário superior não encaixa no arco dentário inferior.
– MÁ POSIÇÃO DO QUEIXO – Muitos pacientes apresentam prognatismo mandibular ( queixo grande ) ou retrognatismo ( queixo pequeno ). Essas alterações invariavelmente estão associadas com a má oclusão, sendo assim indicada a cirurgia ortognática conjuntamente com o tratamento ortodôntico.
– RONCO E APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO – Pacientes portadores de ronco e apnéia grave (que param de respirar durante o sono, acordam várias vezes à noite). A cirurgia ortognática, quando bem indicada, se mostra eficaz na cura dos problemas respiratórios noturnos.
Quais profissionais estão envolvidos neste tipo de tratamento?
– A equipe na maioria das situações é multidisciplinar. É importante que profissionais treinados e experientes atuem em grupo no manejo das deformidades dento-faciais. Dentre eles citamos: Cirurgião BucomaxiloFacial, Ortodontista – Aparelho Dentário , Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo. Cada profissional atuando no preparo pré-operatório, durante o procedimento cirúrgico e no acompanhamento pós-operatório.
Onde e como é realizada essa cirurgia?
– A Cirugia Ortognática é realizada em Ambiente Hospitalar, sob anestesia geral, com tempo de internação de 1 a 2 dias.
Como é a recuperação pós-operatória?
– Após o procedimento cirúrgico será necessário dieta líquida e pastosa por 4 semanas. Não existe impedimento quanto a falar, abrir ou fechar a boca. Como em qualquer procedimento cirúrgico na face, existe a possibilidade de edema (aumento do volume do tecido) e equimose facial (infiltração de sangue na malha dos tecidos, com posterior reabsorção). Temos que levar em consideração a individualidade na evolução pós-cirúrgica de cada paciente. Após em média 14 dias os pacientes costumam retornar às suas atividades rotineiras. Um detalhe importante é que após a cirurgia o tratamento ortodôntico – aparelho dentário, continua por um período médio de 1 ano.
Existe corte na face?
Não. A cirurgia é realizada completamente por dentro da boca sem o inconveniente de cicatriz externa.
CROPCL – 16651
RT – Beneval José dos Santos Júnior
CRO:97162